quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ambição x Socialismo Utópico

Ambição, requesito necessário e obrigatório nesse nosso mundo globalizado e capitalista para qualquer pessoa que almeja trabalhar. Seja pra alcançar sucesso ou não. Lucros consideráveis obtidos com o menor serviço possível é sempre procurado. Dinheiros, dinheiros. São com eles que conseguimos o que quisermos, são com eles que poderemos imaginar-nos como burgueses dos séculos passados!

É ruim ser ambicioso? Não, não vejo como ruim, e sim como desnecessário e individualizador. Enquanto as pessoas ambicionarem algo, isso as tornará egoistas. E isso é de fato ruim. Mas não ruim para o mundo, e sim para a própria felicidade, pois a ambição de querer mais sempre distrai daquilo que realmente importa, criando uma vã ilusão de que ao conseguir o que almeja, se alcançará a felicidade.

Olhar o outro, e ajudá-lo, independente se ele olhará pra ti alguma outra vez na vida, isso é ser solidário. Solidariedade de coração, aquece-se vendo um sorriso de gratidão.

Uma comunidade solidária, não baseia-se em ganhos e capitais, pois isso é irrelevante. É o tão conhecido e zoado Socialismo. Fossem outras épocas, poderia dizer que sou um Socialista, mas não. Meus amigos me chamam de Capitalista-Socialista. Seja lá o que isso queira dizer...

Eu não poderia ser Socialista, mas minhas atitudes quase sempre prezam esse idealismo fadado à falência. Eu digo que o Socialismo real só funcionaria numa comunidade de até mil ou duas mil pessoas. Onde todos se conhecem, e realizam uma função para a sociedade. Não haveria capitais. Os ganhos da comunidade seriam divididas ao todo. O "EU" praticamente inexistiria.

Mas só há duas maneiras para que essa Sociedade venha a existir. Uma, se um grupo grande de pessoas resolva se isolar de todo o resto do mundo, num canto onde ninguém venha a incomodar. Vivendo a vida para o todo. Outra, se uma grande catástrofe acabar com o sistema capitalista, forçando as pessoas a viverem em grupos e para os grupos. Esta é a maneira mais fácil de uma Sociedade Socialista vir a existir.

Não entendeu? Não tem problema, esses são pensamentos que permeiam esta cabecinha...

Nenhum comentário: