quarta-feira, 22 de junho de 2011

Aprendi com meus sonhos

Eu sempre quis ter meu próprio cinema. Já até cheguei a trocar uns emails com distribuidoras de filmes para saber mais sobre o assunto. Pesquisei equipamento, tecnologia, isolamentos acústicos, e principalmente, tamanho de projeção da imagem.

Muita gente acha que de qualquer tamanho de tela serve para a sua sala. Mas os conceitos aprendidos no costrução de um cinema ideal, vale também na hora de comprar uma televisão nova para a tua sala. A largura da tela é irrelevante, mas a altura é tudo. É preciso prestar muita atenção nesse detalhe.

Existe a distância mínima e máxima para se estar da tela, de forma a poder assistir o teu programa ou filme de forma confortável. Essa distância vai de duas a seis vezes a altura da tela. Sendo que a melhor posição geralmente está no meio (4 vezes a altura da tela).

É bem simples, não é mesmo? Então na hora de ir comprar uma televisão nova para ti, meça a distância entre o local onde ficará a televisão, e o local onde vás sentar. Exemplo:

A televisão ficará na parede, e a dois metros dela, está o sofá. Qual será o tamanho de tela que preciso comprar?

Distância Ideal(cm) = Altura de Tela(cm) * 4;
200 = AdT *4;
200/4 = AdT;
50 = AdT;

Ou seja, uma tela com altura de 50cm (tela aproximadamente de 43"). Mas não compre uma menor que 30" e não maior que 88".

Para saberes como calcular a polegada ideal, faça a simples regra de três:

Altura da Tela - 3,25
Largura da Tela - 6,03

Depois é só aplicar a fórmula da hipotenusa (h² = a² + b²), o resultado, multiplique por 0,3937, e acharás o valor aproximado da polegada ideal de uma tela widescreen.

Ou se achas muitos cálculos, para fazer, podes simplesmente comprar a que te agrade, e torcer para que não fique ruim!

2 comentários:

Viviane disse...

Aleeex.. eu não sabia disso.
Mas como cálculo não é a "minha praia".. te levo junto quando eu for comprar uma tv... mas já aviso que 88" está fora do meu orçamento rsrs

Legal essas informações, escreve mais!!

Abração!

A. Borges disse...

HAHAHA!! Pois é Vivi, aguarde, esse post ainda vai ter pelo menos 1 continuação!

Obrigado pelo comentário!