quinta-feira, 2 de junho de 2011

Coração Partido

Eu sou uma pessoa que apela sempre ao científico. Tudo o que somos não passa de altas e complexas reações eletroquímicas. Mas atualmente, e por muitos séculos ainda, não compreenderemos exatamente porque certas coisas acontecem. Uma dessas coisas é o "Coração Partido", sentimento de dor que transpassa o coração, que é um músculo, que é como se esse músculo fosse rasgado pelo meio, ou algo muito afiado tivesse sido enfiado nele. Estranhamente! Já que é um músculo. Cuja única função é bombear o sangue pelo corpo. Já pensei que esse talvez fosse uma reação, desencadeada pela repentina necessidade do cérebro de nutrientes a fim de processar determinada situação. Outra coisa que pensei, é que fosse uma ilusão cerebral; afinal já que adoramos tanto o coração, quando algo acontece de grave, ele envia sinais eletricos para que doa naquela parte... Imagino, que se adorássemos e dedinho mindinho, aconteceria algo semelhante.

Então, eu li sobre Infarto do Miocardio, e associei as dores. Assim, suponho que ao acontecer algo de grave, o cérebro envia sinais eletricos para que o coração lhe bombeie mais sangue, que ao trabalhar repentinamente de forma brusca, acaba sofrendo colapsos, daonde surgem as dores. Mas raciocinando dessa forma, o efeito deveria ser o mesmo num susto, por exemplo. E todos sabemos que o sentimento na área do coração em ambas as situações são diferentes.

Mas o que pode causar o famigerado Coração Partido? Depende da pessoa. Uma coisa em comum todos têm, perder um ente amado. Todavia não é a única forma. Eu por exemplo, tive muitos desses corações, quando descobria que um amigo ou colega havia começado a fumar. E em outras situações peculiares também. Mas e tu, caro leitor, em quais situações tu sentes que teu coração se parte?

2 comentários:

Viviane disse...

eu gostaria de ouvir as respostas das pessoas também. quanto às minhas... acho que o número máximo de caracteres não comporta a minha resposta... sou muito passional e pouquíssimo racional.. isso é um problema.
Ficou tri bom o texto, deu até vontade de roubar e colocar no meu (com todas as referências autori=ais, é claro rsrsrs)
beijooo

A. Borges disse...

Poxa Vivi, pode roubar a vontade!
Sei que tuas respostas, estão escondidas nas doces palavras do teu blog!
Obrigado pelo comentário!