segunda-feira, 23 de maio de 2011

Amizade Virtual

Amizade virtual, é todo aquele contato de conversas, troca de mensagens, correspondêndias, videochats, e afins, onde duas ou mais pessoas mantêm por um tempo indeterminado, mas que por motivos diversos, sendo geralmente o maior deles, a distância, essa amizade mantenha-se apenas no âmbito internético ou [já extinto] das cartas, haja visto que dificilmente essas pessoas conseguem encontrar uma oportunidade de se conhecerem pessoalmente.

Amizade virtual já existe há várias décadas, onde pessoas se correspondiam por cartas, e se conheciam através de jornais ou revistas especializadas. Com o advento dos chats online, essa prática aumentou consideralvelmente, em contraposição que as de cartas começaram a se extinguir. Na última década, com o sucesso do ICQ, e mais tarde o MSN, amizade virtual tornou-se tão comum, até corriqueiro por vezes. Mas alguns, conseguem mesmo manter uma verdadeira amizade, por anos a fio, chegando ao nível de confidente intimo. Todavia sempre há aquela distância que ambos não conseguem transpor.

Vi certa vez, um filme, do qual no momento não lembro do nome, um drama em animação na verdade, em que duas pessoas se conhecem muito jovens, trocando correspondencias, tornam-se amigas. Ela, uma garota timida, rejeitada pelos colegas, e muito zoada por sua verruga e por ser "quatro-olhos". Ele, um jovem obeso, que têm medo de qualquer contato (more than me), sofre gravissimamente de TOC, e vive dentro do apartamento, junto com sua avó.
Eles se conhecem jovens, ela terminando a escola, ele... bem não lembro! Os dois ficam trocando cartas, várias durante o mês. Relatando a sua vida, seus planos, e sugestões para o amigo. Às vezes mandam presentes um para o outro. Passam-se anos, ela cresce, entra na faculdade de psicologia, consegue seu primeiro emprego, ele continua sempre no apartamento, falece sua avó, e vive da pensão deixada por ela. Ele nutre um amor por sua amiga de correspondencia, mas ela encontra uma paixão real. Ele fica emputecido, mas se conforma. Durante a faculdade, ela ajuda-o a superar de pouco em pouco o seu medo de sair do apartamento, e se relacionar. Passam se mais alguns anos, ela faz fama com sua tese, baseado no caso de seu amigo. Ele fica realmente muito magoado, por ser taxado em sua concepção, de doente/retardado, resolve se isolar completamente do mundo, deixando claro para sua amiga, que não quer mais sua amizade, reenviando todos os presentes e cartas que ela tinha mandado durante todo o tempo de amizade.
Não lembro o que acontece, que ela percebe que ama esse seu amigo, e que não nutre o mesmo amor pelo seu esposo. Ela acaba largando toda sua fama, por ter ficado muito triste por ter magoado seu melhor amigo e confidente. Marido descontente, abandona-a, sozinha, sem seu melhor amigo, sem dinheiro. Entra num estado de depressão profundo. Até que num momento decide ir, com seu filho, à casa de seu grande amigo, e paixão descoberta. Envia uma grande carta, se desculpando, sem mencionar sua possivel visita. Ele ao receber, fica apreensivo, mas ao ler, sente seu coração muito renovado. Redige uma carta para ela, que nunca recebe; Ela chega até seu apartamento, e descobre que seu amigo está morto, sentado em frente à sua máquina de escrever, olhando para cima, sorrindo. Ela fica abalada! Vê uma carta em sua mão, descobre que foi a última carta dele, assumindo que tivera medo, de ter perdido mais que uma amiga, mas um amor!


Ou seja, às vezes, assim como na amizade física, a amizade virtual pode vir a se tornar algo além do que uma simples amizade, pode vir a se tornar confidente, ou até mesmo, um amor não consumável. Há sua beleza sim!
CONTUDO, há aqueles momentos, em que uma amizade virtual, por mais que seja bonita, forte e por vezes necessária. Há aqueles momentos em que uma coisa física se faz necessário, e uma virtual nunca haverá de conseguir, seja isso um afago, um abraço, o preparo de um chá quando se está doente, ou mesmo olhar nos olhos e dizer "vai, eu estou aqui contigo!"

Esse nosso mundo altamente tecnológico, trouxe muitas coisas ao nosso dia-dia, uma delas, é a redução vitual do mundo, onde pessoas, antes impossíveis de se conhecerem, tornam-se contatos e amigas em potencial. Mas é preciso lembrar, que mesmo assim uma amizade, pode ser uma só, mas uma amizade física, sempre se faz necessário, para os momentos em que a distância não corrobora para o afago de tuas lágrimas.

Um comentário:

Samy Teixeira disse...

É verdade a tecnologia e a internet nunca vão conseguir promover a sensação que um simples abraço proporciona!