terça-feira, 24 de maio de 2011

Preconceito

Não preciso dizer mais sobre a palavra, ou sobre o que ela trás para nossa sociedade. Mas é preciso deixar claro que só porque nós entendamos o seu significado, que ela seja ruim. Ainda não me crucifiquem, deixe-me explanar...

Preconceito se origina de Pré Conceber, isso é, ter noção de algo, antes de saber de fato o que é, ou seja, tu assumes um "saber" sem sequer aprender mais sobre aquilo. Quer um exemplo, tu pré concebes que atomos são muito pequenos, e o Sol é muito grande, sem saber, que há coisas menores que o átomo, e muito maiores que o Sol.

Sei que a comparação com o assunto aqui tratado, é esdrúxulo, mas para mim, é válido.

E essa pré-concepção, acabou se tornando sinônimo de desgostar. E para qual ela é utilizada comumento hoje em dia, até entrou nos dicionários com esse sentido.
O ato de desgostar de algo, é muito enraizado em nosso DNA, mas não por maldade, mais por auto-proteção, afinal, na época em que os nossos antepassados viviam em grupos pequenos, e tinham apenas a si mesmos para se protegerem; ver algum ser diferente do pertencente naquele grupo, acusava o senso de auto-preservação, pois naqueles anos, não dava pra se saber se aquele ser era amigo ou inimigo. Senso de auto preservação. Basicamente é um estimulo que sempre é ativado quando encaramos o diferente.

Com a evolução da espécie humana, podemos dizer certamente que esse Senso acabou se transformando de medo ao diferente, e sobrepujação ao diferente. Com isso, estimulou-se a noção de ódio na palavra Preconceito. E isso acompanha todos os seres humanos na face deste planeta.

Ter preconceito de algo é da natureza humana. E ainda virão muitos séculos até que esses preconceitos sejam superados, milénios até! E hipócrita é aquele que afirma ser livre de preconceitos. Eu mesmo tenho os meus, e não tenho medo de dizer: Tenho grave preconceito à fumantes. Mais ainda a locais onde permite-se o uso do tabaco. Eu gostaria que todas as fábricas de tabaco explodissem com uma bomba nuclear cada uma. Mas isso não implica que eu tenha problemas com as pessoas fumantes, a não ser que estejam fumando, ou acabado de fumar (bafo é FODA, e a arrogância e falta de respeito também). O outro já não é grave, é apenas limitador, eu não gosto de mulheres mais altas que eu! Sim, acho que isso foi trauma de infância (uma mulher de quase dois metros usando salto alto de, sei lá, 15cm).

Então, o fato é que, as pessoas têm um certo problema com o diferente, ainda mais na internet, onde as pessoas praticam o ato preconceituoso com afinco, chegando ao ponto de desmotivar qualquer tentativa de criar algo novo e legal.

ISSO MESMO, este post é pra falar do pessoal que por causa de seu preconceito, acaba ofendendo e sobrepujando qualquer coisa que não seja do seu agrado, e isso têm-se mostrado muito no universo musical, literário e cinematográfico.

Portanto pessoas, supostamente coerentes, consciente e corretas; Que tal parar de criticar o que não é do teu gosto, mas dando uma chance ao menos, para se certificar que não gosta, mas sem precisar molestar. Não quer dizer que não assumas o desgosto, mas não há necessidade, e muito menos razão, para a prática (cada vez mais comum ao que parece) do preconceito!

Nenhum comentário: