quarta-feira, 18 de maio de 2011

Classificação de Estrelas

Num outro post sobre o assunto, eu abordei superficialmente as coisas, vim aqui agora para comentar sobre os tipos de estrelas. Existe a classificação "Principal" e "Especial". As principais são organizadas assim:

Cor:
São 7 tipos principais, em ordem crescente: M, K, G, F, A, B, O. Sendo “M” as estrelas vermelhas (e mais frias) e “O” as azuis (e mais quentes).

Mais ou menos como essa figura

Temperatura:
Intimamente ligada à sua cor. As estrelas correspondem a uma faixa “x” de temperaturas para que ela possa manter aquela cor, logo, foi-se dividida em 10 sub-faixas de temperatura, são números arábicos que vão de 0 (a mais quente) para 9 (a mais fria). Aqui também, para o correto cálculo desse número, entram os dados de outros fatores, como diâmetro, linha de hidrogênio, magnitude, eteceteras; Que não abordarei aqui.

ATENÇÃO: Os valores são expressos em Mil Graus Kelvins
Essa tabela é uma média aproximada, NÃO É A OFICIAL!
Tamanho:
E ainda têm uma terceira característica, alguns números romanos que implicam em seu tamanho; São eles os 0 (Hypergigantes), i (Super Gigantes), ii( Gigantes Brilhosas), iii (gigantes), vi (Subgigantes) v (Anãs).

Não é bem assim, mas dá pra se ter uma idéia


Nosso sol, é classificado como G2v (anã amarela, com diâmetro de 1.392.000 Km, temperatura média de pouco acima dos 5.500°C), indo de uma escala que começa com uma M9v (uma anã vermelha com quase um décimo do raio de nosso sol, e com aproximadamente uma temperatura de 1.730°C) até uma O20 (uma supergigante azul, com até 2.000 vezes o diâmetro do nosso sol e com uma temperatura que pode chegar a 60.000°C). O0 e O1 não são fisicamente possíveis de existir, pois não se acredita que uma estrela desse porte pudesse se auto-sustentar.

Ainda falando em Estrelas, um último aspecto que é muito curioso:

Espectro Eletromagnético:
Isso nada mais é, que o intervalo de ondas magnéticas que aquela estrela emite, inclusive, o intervalo de "Luz Visivel". Pois é através disso, que podemos tecer teorias de como poderiam ser as cores de cada lugar, e as possíveis evoluções oculares de espécies extraterrenas. Abaixo, está uma mostra do expectro de algumas estrelas:

Cores no Infra-Vermelho ou inferior, ou as Ultra-Violetas ou superiores
Dificilmente são bem representadas para os nossos olhos

Existem alguns tipos de estrelas especiais, que não seguem esses dados, mas que por obedecerem a regras tão específicas suas, não darei enfase aqui, talvez para um post futuro.

Nenhum comentário: