segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cadê a Inocência?

Piriguete: termo usado para definir garotas que gostam de baladas e de se sensualizar, a fim de "arrendar" o maior número de elogios e/ou garotos numa noite.

Para nossa infelicidade, esse tipo de atitude está acontecendo cada vez mais cedo com as nossas meninas. Garotas que deveriam arrecém largando suas bonecas, já estão a algum tempo pensando ou até mesmo inclusas no universo antes exclusivo de pessoas mais adultas. Drogas e sexo. Tema de muitos trabalhos científicos pelo mundo afora, ainda assola nossa juventude, e parece que nada conseguimos fazer para refrear essa onde destrutiva.

Drogas, eu sou contra a sua grande maioria, salvo alcool, e mesmo esse. É preciso ter ciência ao se consumir, mas que consciência há uma criança, que não há pais para guiá-la nos obscuros caminhos da vida. Sexo, necessário à saúde, psique e evolução da espécie. Mas há um momento certo para isso. E não é necessariamente cedo. Cada vez mais cedo.
Já ouvi de uma menina que transava desde os nove anos, e que gostava... Não há o que comentar... Apenas indagar, o que houve com essa criança, onde estavam os responsáveis desse ser, que perdeu sua inocencia tão logo na curta vida?

Esses jovens estão se prostituindo gratuitamente, talvez por como uma forma de protesto ao sistema. Ou simplesmente porque lhes convém se tornarem adultos antes do tempo. É isso mesmo? E o que estamos fazendo? Sentados assistindo isso se desenrolar... É realmente isso?

E o problema está onde? Na sociedade capitalista altamente tecnológica? Que faz com que os pais tenham de sair de casa para trazer cada vez mais e mais dinheiro, para poder comprar coisas que ninguém precisa, dar presentes aos seus filhos, para compensar a falta deles na sua vida, deixando-os a cuidados de quem se dispôr?!
Ou seria então dos bandidos, que com o aumento desenfreado do número da população mundial, que têm feito com que cidades tenham ficado aborrotadas de pessoas, não conseguindo suportar a demanda, deixando algumas pessoas menos afortunadas sem quase escolhas, sobrando apenas a bandidagem como forma de vida?!
Ou ainda, seria tudo isso, e mais um pouco. Deixando a cargo das crianças decidirem sobre si mais cedo, devido a ausência de quem lhes provê. E cabendo a elas o seu caminho, com a pressão que mesmo os adultos não suportam. E para fugir dessa solidão, e dessas tomadas de decisões que não lhes cabe. Elas fogem, literalmente ou apenas momentaneamente, procurando meios de satisfazer suas infâncias perdidas. Sobrando apenas o mundo de faz-de-contas das drogas e do sexo.

E os adultos mais "expertos", veêm alí um modo de ganhar a sua vida, de conseguir o seu espaço nesse mundo aborrotado. Crianças que precisam de um guia, desnorteadas. Usá-las é muito fácil, não possuem discernimento das coisas, aceitando aquilo que lhes é apresentado como verdade. Um nicho que há algum tempo está sendo ignorado pela sociedade e pelo governo. Uma falta das mais graves.

Cadê as bruxa, bichos-papões, lobisomens e cucas, para manter a inocência de nossas crianças salvaguardadas das brutalidades do mundo? Estão alí, servindo doces para elas. Acalentando-a enquanto estás ocupado, olhando para teus problemas, esquecendo que têns um menor precisando de um amor.

Enquanto isso, seguimos todos sentados, narcisissamente olhando para nossos umbigos, ignorando o resto do mundo. Afinal, eles que pensem em seus problemas, tenho os meus!!

E finalizo: Onde está a inocência, aquela inocência que nos acompanhou durante os nossos anos de aprendizado, onde não era preciso saber o que era malícia. Apenas viver, brincar, sonhar e aprender?

Nenhum comentário: