segunda-feira, 30 de maio de 2011

Minha Viagem Musical

Houve uma época, que queria ter uma amostra de sonoridade de todos os países. Foi quando descobri que haviam mais de 190 países. Como sou aficcionado por organização de pastas, criei uma chamada "Musicas do Mundo", e dentro dela, pastas com os nomes dos países... Tinha criado muitas, e estava já no "M" mais ou menos.

Noutra etapa, eu ficava procurando bandas famosas desses países (em sua esmagadora maioria, era rock e seus derivados). Foi nessas aventuranças, que vim a conhecer a minha banda favorita de hoje em dia. Within Temptation. Quando achava as bandas, eu procurava aleatoriamente, músicas dessas bandas, uma no máximo duas, e baixava para essas pastas. A pesquisa era lenta, e exigia boa dose de paciência, já que se fazia necessário averiguar se a banda era realmente de origem daquele país. E havia casos em que não era fácil achar qualquer banda de certos países, o que se tornava um pais em revista permanente. Muitas horas em sites de idioma indecifáveis, foi a época que aprendi muito sobre o google (que aliás, já esqueci boa parte delas).

Mas infelizmente, parei a pesquisa depois que cheguei a Holanda, com o Within Temptation. Apenas vi, uma lista com diversas bandas de lá, escolhi a que tinha o nome mais agradável, e pimba. Foi parar na música "Ice Queen". Desde então, adorei tanto a música, que foi procurar outras da mesma banda, no qual fiquei fã eterno! Gostei tanto do gênero, que comecei a procurar outras do mesmo estilo, e hoje gosto muito de Delain, Epica, (old)Nightwish, Tarja Turunen, e demais! Tanto, que chego ao ponto de dizer que iria tranquilamente para o norte europeu, lar dessas bandas do genero Metal Sinfonico.

Basicamente, esse é um genero meio disperso, mas facilmente identificado por ter um vocal feminino, e arranjos musicais bem elaborados, com o teclado como sendo o instrumento principal da banda, sem deixar é claro a guitarra e o baixo de lados; e são geralmente acompanhados de orquestras, principalmente em grandes shows.

Por esse motivo, eu sempre digo que aqui na cidade, é muito difícil achar pessoas que curtam o mesmo gosto musical que eu, pois esse não foi adquirido por convivencia ou recomendação, mas sim por pesquisa.

E tu, como começastes a gostar das tuas bandas favoritas?

Nenhum comentário: